quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Brasileirico



A Pluri Consultoria preparou uma pesquisa em que comparou as principais ligas pelo mundo. Isso foi em 2011, mas só ganhou repercussão aqui no Brasil em outubro desse ano. 

Para quem não teve acesso a essa pesquisa sugiro darem uma olhadinha nesses links: http://www.pluriconsultoria.com.br/noticia.php?id=898 e no http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/os%2020%20campeonatos%20de%20maior%20publico.pdf

Pois bem, o Brasil e seu campeonato nacional, de "Brasileirão", tem apenas o nome. Está mais para "Brasileirico". Ocupa a 13ª posição, já perseguido de perto por competições menos badaladas e atrás das segundonas da Inglaterra e da Alemanha. Uma ridícula média de 14.897.

Poderia piorar? Claro que poderia. Segundo relatório da Globoesporte.com, a média de público do Brasileiro 2012 foi de 13.010. A ocupação média nos estádios nacionais que era de 44%, caiu para 42%, nesse ano.

Seria um sinal de alerta? Claro que não. O alerta foi dado nos idos de 1986, quando pensaram uma competição organizada pelos clubes. A natimorta Copa União, que tentou mudar os rumos do futebol nacional. No entanto, como mudar se as pessoas e a mentalidade elitista é a mesma? 

Acredito que, antes de se construir estádios e concorrer à Copa do Mundo, deveríamos repensar totalmente o modelo de negócio do futebol brasileiro. Algo menos desumano e desigual.

O relatório de uma empresa do grupo Globo, detentora dos direitos de comunicação e rumos do futebol Fuleco, é de assustar e deve ser pensado profundamente, pois isso compromete demais as negociações dos clubes, por exemplo, com seus patrocinadores. 

Para terem ideia, o Corinthians, o Todo Poderoso Timão, levou pouco mais de 25 mil torcedores em média.O Fluminense, campeão atual, fica na 8ª posição com cerca de 12.600 torcedores. O Santa Cruz, pasmem, ficaria em segundo lugar, mas está na 3ª Divisão nacional, com precisos 24.347 torcedores no Arrudão, em média.


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