sábado, 8 de maio de 2010

Qualitativo ou quantitativo? Sergio Travassos

Como definir qual a pesquisa que deveremos utilizar na nossa empresa. Segundo o professor Cláudio Shimoyama, na aula deste sábado, ficou bastante clara esta questão. Inicialmente, deveremos definir o problema, a pergunta, o que você deseja descobrir do mercado (os clientes estão satisfeitos? O que devo montar em um determinado bairro? entre outros).


A partir do questionamento, definimos qual pesquisa ideal. Se uma empresa está entrando em um novo mercado ou lançando um novo produto, o correto é iniciar com uma pesquisa qualitativa, desenvolvendo uma tese/idéia. Posteriormente, com base na pesquisa anterior, devemos testar essas idéias, descobrir potencial do mercado, com a pesquisa quantitativa.

No entanto, devemos compreender que a pesquisa retrata o momento. Devemos monitorar estes números com outras pesquisas, que nos darão base e informações importantes para análises e interpretações mais seguras para a tomada de decisões na sua empresa.

Particularmente, sempre busquei colocar na mesa pesquisas relacionadas ao negócio ao qual estou envolvido. No entanto, nem sempre temos verbas para contratar pesquisas. Nesse caso, poderemos buscar informações em pesquisas que já foram publicadas e estão disponíveis ou se cercar de vários cases anteriores para  dar-nos suporte e uma segurança relativamente maior do que, simplesmente, utilizar a intuição. Se liguem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário