quinta-feira, 6 de maio de 2010

Qual o futuro dos cursos de MBA? - Guilherme Oliveira

Nos EUA, as escolas de negócios estão posicionadas cada vez mais em terreno instável - e impopular. Matrículas em MBA flutuam ou declínam; recrutadores vêem com ceticismo o valor dos recém-formados em MBA e reitores, professores, estudantes, executivos se perguntam o que as escolas de negócios podem ou devem fazer para formar líderes preparados e qualificados.


Contra este pano de fundo de problemas, as escolas de negócios estão bem posicionados para tirar vantagem de oportunidades interessantes de cooperar e de inovar, argumentam os professores Harvard Business School Srikant M. Datar e David A. Garvin e o associado de pesquisa Patrick G. Cullen em seu novo livro, "Repensando o MBA: Negócios e Educação numa via Cruzada". Empregando uma variedade de entrevistas e dados quantitativos, a publicação tem a primeira abordagem global em décadas para examinar a evolução do mercado de MBA e as suas ameaças, bem como possibilidades de melhoria e crescimento.

"O reequilíbrio deve ocorrer." -diz Srikant Datar "Cada vez mais, acreditamos, escolas de negócios estão em uma encruzilhada e terão de ter um olhar duro em suas proposições de valor", escrevem os autores na introdução. "Isto era verdade antes da crise econômica, mas é ainda mais verdadeiro em suas conseqüências. O mundo mudou, e com ele a segurança que costumava vir, quase automaticamente, com um diploma de MBA. [...] Empregos com altos salários já não são garantidos para pós-graduados, e os custos de oportunidade de dois anos de formação, especialmente para aqueles que ainda têm emprego, é alto. Para se manterem relevantes, escolas de negócios terão de repensar muitos dos seus paradigmas mais valiosos. "

Não sei vocês, mas me preocupei um pouquinho ao ler essa matéria publicada no site da Harvard Business School. Na dúvida, vou comprar o livro e ver o que me espera no futuro.

Abraços, Guilherme

Um comentário:

  1. importante discussão. no entanto, estamos em uma MBA de reconhecimento internacional, com excelentes professores e, pelo q vi em sala, excelentes alunos tb.

    este aviso - preocupante, é oportuno e deve ser aprofundado por tds nós. algo de novo surge e devemos nos preparar para o que nos aguarda.

    Boa Guila!

    ResponderExcluir