sábado, 15 de maio de 2010

Marketing de conteúdo


Como fidelizar seus clientes fazendo com que eles se relacionem com sua marca
Marketing de conteúdo é uma das ferramentas que considero mais importante em uma estratégia de marketing digital. Se seu site não possui conteúdo útil, simples, informativo, exclusivo e relevante para seu público alvo, você não receberá acesso como gostaria de receber.
Marketing de conteúdo como estratégia de marketing digital não se trata de criar “recursos ocultos” em seus textos ou código fonte afim de “conseguir”melhores posicionamentos nas ferramentas de busca.
A ideia é criar conteúdo único, que seja útil e relevante para o consumidor. Não estamos falando em fazer propaganda ou alguma outra interferência de cunho comercial, estamos falando de ser realmente útil, preto no branco, é como receber uma resposta simples e específica, como a que recebemos quando perguntamos às horas para alguém.
Entretanto o marketing de conteúdo também envolve o SEO e o SEM comoferramentas de marketing de busca que favorecem um melhor posicionamento do conteúdo nas ferramentas de busca.
Para nada adianta usar técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca se você não possui conteúdo relevante para o consumidor. De igual forma quando criamos campanhas de links patrocinados Google e levamos o consumidor para a página de destino específica do produto ou serviço anunciado.
Porém, não adianta somente levar o consumidor para a página de destino correta, é preciso mantê-lo navegando, é aí que entra o marketing de conteúdoalém claro de outros fatores como o layout da página, o tempo de carregamento dos elementos na página, etc… Ou você acha que seu cliente vai esperar 2 minutos na frente do computador para que seu site criado em Flash carregue por completo?
O SEO e o SEM são um conjunto de técnicas usadas no marketing de conteúdo, são apenas um meio para se alcançar as metas como ferramentas de marketing digital e não o fim. Em primeiro lugar considere o conteúdo relevante, depois o SEO que otimizará este conteúdo, depois vem o SEM que ajuda a criar um buzz e levará tráfego para seu site.
Marketing de conteúdo. Cada coisa em seu lugar.
Já entendemos que o marketing de conteúdo é um conjunto de técnicas que auxiliam na comunicação da empresa como seus clientes na internet. O marketing de conteúdo gera conteúdo relevante no site, isso ajuda a atrair os consumidores e não só atraí-los, mas mantê-los regressando ao seu site.
Mas como meus clientes chegaram ao meu site se eles não sabem que eu existo?
É preciso “se meter” na frete deles, aparecer nos resultados das buscas. Mas não se engane, essa não é a única maneira de ser encontrado!
O consumidor pode vir de vários lugares: digitando seu endereço diretamente no navegador de internet, clicando num link ou banner em algum outro site, e através das ferramentas de busca.
No acesso direto, o usuário digita o seu endereço no navegador, isso porque ele recebeu algum folheto, cartão de visita, uma sacola, ou leu num outdoor, ou alguém lhe indicou por e-mail, Skype, MSN ou no próprio boca-a-boca. O conteúdo de que tanto falamos ajuda nesta indicação, pois se as pessoas que visitaram seu site e gostarem do conteúdo, sem dúvida indicarão para outros.
Quando seu site possui um bom conteúdo, outras pessoas farão resenhas sobre ele em seus blogs, enviarão o link pelo Twitter e dessa forma você receberá mais acessos. É comum que seu site receba indicações de outros, quando você tem conteúdo relevante e útil.
Por último, o consumidor também pode encontrar seu site através dasferramentas de buscaQuanto maior a quantidade de conteúdo em seu site, mais fácil será encontrado e consequentemente mas acesso você receberá.
Para finalizar, vamos considerar que:
1. Os sites de busca não são um fim, mas um meio para que o consumidor acesse seu site.
2. Não supervalorize as técnicas de SEO. As ferramentas de busca não são o único meio pelo qual as pessoas acessão seu site.
3. Quanto mais links de outros sites apontarem para o seu, mais o Google lhe atribuirá uma boa pontuação (PageRank), por isso não tente usar truques! Trabalhe bem seu conteúdo.
4. Quantidade de acesso não significa nada se as pessoas que acessarem seu site não retornarem e não se relacionam com o seu negócio e marca. Você só conseguirá ter sucesso através do conteúdo.
O SEO e o Google são parte integrante de um todo dentro de sua estratégia de marketing digital para atingir seu consumidor na internet, por isso, você deve ter uma visão ampla de cada ferramenta e técnica disponível, qual melhor se aplica, e sobretudo ter as metas e necessidades de marketing do seu negócio bem definidas.

Um comentário:

  1. muito importante isso. principalmente a questão do relacionamento futuro, muito mais importante q a simples entrada no site. estou trabalhando em um projeto deste tipo, no momento. só gostaria de saber quem postou este.

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