segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ah, esse tal de bom atendimento - Sergio Travassos

Para mim, muitos dos assuntos discutidos nas aulas de marketing ou vivenciados no nosso trabalho, são tão familiares. Talvez tenha sido a fantástica educação que recebi de minha mãe. Ensinamentos que carrego comigo a onde vou. "Respeite as pessoas", "trate bem a todos", "cuide muito bem do que é seu e melhor ainda do que não é", "Busque fazer diferente, pois para cada problema, existem várias soluções", "Nunca desista", etc.

Pois bem, qual seria o motivo de tocar nesse assunto? O motivo é minha constante indignação com o atendimento que nós, meros clientes, recebemos em lojas, lanchonetes, restaurantes, estádios de futebol. Nós, que movimentamos a economia, somos tratados como lixo. Pelo menos, é assim que me sinto quando não recebo um tratamento digno e respeitoso.

No ranking dos negócios, a McDonald's pode, até, está se reinventando mas aqui no Recife, o atendimento que já foi exemplar, caiu vertiginosamente. No início, pensei que seria uma caso isolado. Fui à Mc do Shopping Recife, do setor novo, próximo à GameStation.

Tudo foi bastante decepcionante. Cadê o fast food? Entrei numa fila longa e demorada. Apenas dois caixas funcionavam, apesar de um "porrilhão" de funcionários. Existia confusão, gente conversando, contando piadas, gargalhando. Enquanto isso, me enfurecia na fila.

Erros nos pedidos, balcão sujo, pior, bandeja suja. Isso mesmo. Recebi meu pedido em uma bandeja marrom escura com pedaços de katchup. Isso mesmo, pedaços, pois parecia que o katchup tinha nascido ali. Solicitei ao simpático atendente que fizesse a gentileza de trocar a bandeja. Ele o fez, finalmente, com alguma agilidade. No entanto, outra bandeja suja, com sal e katchup. Tomei a atitude normal e chamei o gerente que demorou mais um pouco a vir ao meu encontro e não demonstrou muita atenção. Deixei as bandejas e peguei o que havia solicitado e pago, nas mãos mesmo.

Decidi seguir para dentro da área da McDonald's que fica logo ao lado, pois estava vazia. Descobri o por quê, depois. Moscas, mais sujeira, faltando katchup - acho que utilizaram todo nas bandejas. Para piorar, o sanduíche estava frio, desarrumado na caixinha e sem gosto de nada.

Fui à outra loja dessa rede, no Plaza, no Tacaruna, em Casa Forte e a primeira de todas as franquias, a da Agamenon Magalhães. O novo modelo de atendimento, apresentação e qualidade percebidos por mim foram os mesmos. Onde está o bom atendimento?

Gosto muito de comer. Provo, vejo, cozinho, experimento, amo comida. Fui ao famoso Macunaíma, no meu bairro, as Graças. O estacionamento é uma loucura e os manobristas parecem garotos fazendo "racha" pelas ruas do bairro, para conseguirem estacionar e devolver os carros aos donos. Fila sem o mínimo de conforto. Depois desse infortúnio todo, entramos. Barulhento demais o lugar. Os garçons e garçonetes até tentam atender bem. Tentam. Não são bem preparados e não existe gerenciamento adeguado. Poucos são simpáticos na hora do rush, muito menos na hora de fechar.

A Pizzaria Atlântico, que tanto admiro e curto, também não escapa. Talvez, pelo crescimento acelerado, alguns atendentes não entraram no espírito de respeito e simpatia solicitado pelos donos. Outro ponto que me incomoda é a repetição dos DVDs surrados de Fábio Jr, pagodes e duplas sertanejas. Na Atlântico da Abdias de Carvalho, somos obrigados a almoçar escutando o notíciário local. Ou seja, mortes, acidentes, assaltos, etc. Para mim, ambiente faz parte do complexo chamado "atendimento".

Bem, poderei ter vários textos para relatar minhas auguras recifenses e é o que irei fazer. Hoje, termino com a Hering do Plaza. Entrei e logo chegou uma vendedora. Hum, bom, pensei eu na minha pueril inocência. Dei uma sonora e dorida topada em uma das mesas que eles colocam um mói de roupa. Uma delas estava desalinhada e eu meti meu velho joelho logo na quina. Quando a dor cessou um pouco, a ponto de perceber o que ocorria ao meu redor, a vendedora gargalhava olhando para mim. Normalmente sou bem humorado, mas não gostei da atitude na hora. Nem para me estender a mão? Dei as costas e saí da loja.  

3 comentários:

  1. Esse blog tem patrocínio da Burger King? rsrsr

    Brincadeiras a parte, você tem toda razão. A McDonald's, que já teve a melhor batata frita do mundo, agora não passa de uma lanchonete que de qualidade e "fast" não tem nada.

    ResponderExcluir
  2. Clariana, não temos patrocínio algum, apesar de que o atendimento da Burger King superar em anos luz o atendimento da McDonald's aqui em Recife. Outra empresa que trabalha bem o atendimento é o Laça Burguer. Irei falar dessas empresas em breve.

    ResponderExcluir
  3. Percebe-se que o blog não tem patrocínio...Você observou a parte em que escrevi "Brincadeiras a parte..."?

    ResponderExcluir