domingo, 25 de abril de 2010

Puxando a sardinha para me entenderem melhor - Sergio Travassos

Caros sócios do MKT8 e demais fãs do marketing. Agora vou puxar a sardinha para meu lado: o desporto. Abaixo, projeto que estou ajudando a implantar e que ganhou destaque no mais conceituado site de marketing esportivo do Brasil, o "Máquina do Esporte".

É um projeto que, inicialmente, tentei implantar quando era gerente do Santa Cruz. Infelizmente não deu. Mas consegui parceria com a Canal + Comunicação e consegui viabilizar os primeiros passos desta idéia que visa manter visibilidade do clube ao término do estadual.

Trabalharemos em quatro frentes (internet, tvs fechada e aberta, BusTV, celular) para manter visibilidade do Santa Cruz FC e aumentar receitas deste. Estamos reconstruindo a página na inernet no momento, pois passamos de teste para algo concreto.



Na TV fechada, já temos programas sendo exibidos no Canal 14 da Net e devemos entrar em outra operadora. Assim, atingimos mais de 11 mil domicílios (26% das classes sociais A e B, 47% C e 27% D e E, segundo dados do Ibope). Depois, atingiremos a TV aberta com o programa sendo exibido em um formato resumido.

Quanto ao BusTV, estamos com inserções de meia em meia hora, em 50 ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR), chegando a atingir cerca de 600 mil pessoas por mês.

Quem fechar negócio com a TV Coral, terá a sua marca exibida em todas as mídias trabalhadas. Estamos prestes a fechar com duas empresas, mas as outras cotas estão abertas. Sei que é um jabázão mas, aos interessados, basta me procurar, ok?

Abaixo, segue matéria feita pelo meu colega jornalista, Rodrigo Capelo. Espero que gostem. Ah, eis o link para a TV Coral na interne:t : www.tvcoral.net.

Santa Cruz lança TV por visibilidade


"Vamos superar os outros dois grandes de Pernambuco em visibilidade". Esse é o objetivo de Sergio Travassos, dono da Travassos Projetos em Desporto, responsável pelo marketing do Santa Cruz - enquanto Náutico e Sport estão na segunda divisão nacional, a equipe Tricolor disputará a Série D. Para atingi-lo, criou a TV Coral em parceria com a produtora Canal + Comunicação. A proposta, contudo, esbarra em um problema já enfrentado por outros grandes clubes que decidiram administrar uma emissora de televisão própria: tornar a ideia sustentável.

No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, Flamengo e Internacional, respectivamente, apostaram na fórmula de TV virtual, restrita aos navegadores de internet. O projeto dos pernambucanos, entretanto, é mais ambicioso. Além da transmissão online, a TV Coral vai ao ar no canal 14 da NET aos domingos, às 10h, e às segundas e quintas, às 19h. Está na programação do veículo de comunicação móvel BusTV, comum nos ônibus públicos, e pretende, em abril, entrar no canal 29 da operadora Cabo Mais.

O próximo passo é a rede aberta, mas para isso os desenvolvedores precisam buscar fontes de renda. "Estamos mostrando a cara para ir atrás de patrocinadores", explica Geraldo Pantera, sócio da Canal + Comunicação. "A convergência de mídias é uma aposta muito forte". O empresário admite, contudo, que tem bancado o projeto com dinheiro próprio, pelo menos enquanto estiver no início e não concretizar nenhum patrocínio.

Na busca por aporte financeiro, a produtora deve oferecer inserções na programação, nos moldes de oferecimento ou chamadas especiais, e ações de merchandising diversas, como realização de gravações em camarotes de patrocinadores da equipe ou campanhas para a escolha da torcedora mais bela. "Estamos fazendo remodelagens, testando novas idéias", diz Pantera.

Em relação ao conteúdo produzido por outros clubes, a TV Coral possui um diferencial interessante. A equipe do Santa Cruz cobre os assuntos diretamente ligados ao clube, como resultados e entrevistas exclusivas com jogadores, mas também busca materiais de interesse público, como matérias de comportamento.

A ideia é manter a visibilidade do time mesmo após o fim do Campeonato Pernambucano, quando há mais destaque na imprensa. "É uma forma de compensar nossos patrocinadores expondo a marca deles em outros meios", explica Travassos. Depois do torneio estadual, o Santa Cruz disputará a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário