domingo, 4 de agosto de 2013

Sport entra a Puma e a Adidas



A guerra entra a Puma e a Adidas, já foi mais contundente, como vimos no livro Invasão de Campo: Adidas, Puma e os Bastidores do Esporte Moderno, de Barbara Smit.  A Adidas, é um império que trava batalhas épicas contra a poderosa e agressiva Nike. Por sinal, os números impressionam a cada ano. Por outro lado, a Puma já esteve melhor. Recentemente, teve uma queda grande de vendas.

Esta queda mundial, levou ao fechamento de alguns PDVs, incluindo a loja própria do Shopping Recife, apenas para citar um exemplo próximo a nós. Na contra-mão, a Filon, empresa brasileira que detém a marca no mercado nacional, promoveu uma migração interna de sua outra marca, a Lotto, para Puma, nos uniformes de Goiás e Paysandu, como informamos em primeira mão aqui no MUO!.

Nessa encruzilhada, encontra-se o Sport Recife, um dos clubes regionais que mais vendem produtos, ao lado do Bahia e do Santa Cruz. O Rubro-negro veste Lotto, e a Filon, negocia a mesma migração de marcas, passando a vesti-lo com Puma. No entanto, para o up-grade, o clube pede, corretamente, um aumento de aporte financeiro.

E pensa além. Buscou a Nike e, agora, flerta há uns três meses com a Adidas. Segundo informações daqui de Pernambuco e de São Paulo, a Adidas estaria muito interessada em ter clubes regionais fortes em vendas e, como o marketing do Sport é dos mais organizados e ativos, abriu diálogo que é promissor. Porém, o Sport quer entrar em 2014, com a nova fornecedora, enquanto a Adidas mira mais adiante. Outro fator é a pedida financeira. Mas isso é sempre algo que demora a ser resolvido.

A questão é que a Filon, está há muito no clube e, salvo a centralização de vendas em suas próprias lojas (na Ilha do Retiro e em Boa Viagem), vem sendo uma boa parceira com, inclusive, influência política. Assim, o mais provável é que a Puma aporte na Ilha, mas não quer ser uma "tampão", e esquentar banco para quando a Adidas quiser chegar. Se a Puma entrar, estrategicamente, deve prorrogar o contrato por mais uns três ou quatro anos, aumentando a rescisão para caso a marca das três listras demonstre real interesse no clube.

Assim, o clube tem um DOCE problema sobre a mesa: Puma ou Adidas? E os torcedores já estão começando a ficar em polvorosa, pois são suas marcas fortes e que agregam valor ao projeto e, consequentemente, à marca Sport Recife. Vou acompanhar bem de perto o desenrolar para poder pitaquear por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário